segunda-feira, 25 de maio de 2015

EXPLORANDO OS SENTIDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A fantasia dos contos é fundamental para o desenvolvimento da criança. É por meio dos contos infantis que ela desenvolve seus sentimentos, emoções e aprende a lidar com essas sensações. Além disso é possível abordar diferentes conteúdos da educação infantil.
Para explorar o uso dos cinco sentidos, utilizamos o conto do chapeuzinho vermelho. Após contar a história com o uso dos fantoches, enfatizamos dialogo entre Chapeuzinho e o Lobo Mau.
A exploração e compreensão dos cinco sentidos do corpo humano foram ativadas através de diferentes atividades, experiências e observações:
*      Música da história de Chapeuzinho;
*      Voz do Lobo;
*      Sons do ambiente;
*      Sons de diferentes instrumentos musicais;
*      Caixa tátil;
*      Circuito motor tátil;
Através do lúdico, as crianças assimilam com mais facilidade os temas em estudo e a aprendizagem se transforma em um momento de pura alegria e prazer.
O meio em que vivemos não é apenas para ser visto, mas para ser tocado, cheirado, ouvido e degustado, e a escola é um dos ambientes em que, primeiro, as crianças podem ter essas percepções de como explorar o mundo por meio do corpo e dos cinco sentidos. Segundo, entender o que os diversos objetos que fazem parte desse mundo tem de diferente ou de comum. E tais percepções devem ser desenvolvidas em todas as  etapas da vida.


Alunos do 1º período, Tia Maria Perpétua, Tia Maurenice e Tia Denise.
 1ºPeríodo: aula de música
  1ºPeríodo:Pescaria
  1ºPeríodo:Tato
 1º Período: Trabalhando a sensibilidade dos pés
  1ºPeríodo:Circuito das sensações
 1º Período: trabalhando com jornal: criando brinquedos
  

  1ºPeríodo: Circuito das sensações
  1ºPeríodo: Circuito das sensações
   1ºPeríodo: Circuito das sensações

   1ºPeríodo:Circuito das sensações

  1ºPeríodo: Circuito das sensações

   1ºPeríodo:Circuito das sensações

  1ºPeríodo:Esquema corporal e tato
 Fazendo massinha
  1ºPeríodo: Fazendo massinha
  1ºPeríodo:Música Camaleão
  1ºPeríodo:Sons, ritmos e cores
  1ºPeríodo:Sons, ritmos e cores
  1ºPeríodo: Trabalhando com o tato
  1ºPeríodo: Trabalhando com jornal
  1ºPeríodo:Circuito das sensações
  1ºPeríodo: Música Camaleão
  1ºPeríodo: Sons e gestos
  1ºPeríodo: Trabalho com chocalho
Fonte: Material cedido pela Coordenadora pedagógica Mary Cristina


Nenhum comentário:

Postar um comentário