segunda-feira, 25 de maio de 2015

BRINCADEIRAS DE RODA


Pode parecer curioso para alguns falar em cantigas de roda nos dias de hoje, em que todo é voltado para o mundo virtual, em tempos, em que estas manifestações da cultura popular espontânea estão com o seu espaço tão diminuído. Nas ruas, nas praças e nos quintais está mais raro de se ver ou ouvir das bocas infantis aquelas canções que, na simplicidade das suas melodias ritmos e palavras, guardam anos e mais anos de sabedoria.
Essas melodias passam de geração em geração, entoadas pelos adultos ajudam a entreter, embalar e fazer adormecer as crianças. Do ponto de vista pedagógico, estas cantigas infantis são consideradas completas: brincando de roda e cantando, a criança exercita naturalmente o seu corpo, desenvolve o raciocino e a memória, estimula o gosto pelo canto. Poesia, música e dança, unem-se em uma síntese de elementos indispensáveis à educação global. Vale ainda lembrar que a música constitui parte do comportamento da criança. Ao cantar, a criança está correspondendo ás suas necessidades vitais e dando vazão a impulsos que lhe permitem desenvolver-se como ser pleno e afirmar a sua existência. É um movimento que faz parte dos seus esforços de compreender o mundo, e que a torna capaz de lidar com problemas até complexos e que muitas vezes tem dificuldade de compreender.

Por tantas importâncias e pelo divertimento, os alunos do 2º período  da Tia Alessandra e Tia Juliana do C.M.E.I. “José Bahia Gontijo” estão sempre envolvidos nestas brincadeiras durante suas aulas de psicomotricidade.
 2º Período Tia Alessandra
  2º Período Tia Alessandra
  2º Período Tia Alessandra
 2º Período tia Juliana: coelhinho sai da toca
  2º Período tia Juliana: coelhinho sai da toca
  2º Período tia Juliana
   2º Período tia Juliana
   2º Período tia Juliana
   2º Período tia Juliana
 2º Período tia Juliana: Brincadeiras de roda
  2º Período tia Juliana: Brincadeiras de roda
Fonte: Arquivos cedidos pela coordenadora pedagógica; Mary Cristina

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