Projeto: "Professores em Reflexão"
“Os
grupos de apoio entre professores são uma alternativa da comunidade escolar
para transformar essa intenção em realidade. São um modelo de apoio
desenvolvido com base nas teorias do desenvolvimento organizativo, base da
criação de pequenos grupos de colegas de um mesmo centro que, colaborativamente
trabalham sobre problemas apresentados por outros professores. Tornam-se assim,
um apoio aos professores, e indiretamente, aos alunos e à instituição. Sua
principal novidade consiste justamente na possibilidade de oferecer apoio de
dentro da escola.
“Na
base desta forma de entender o apoio e as relações entre colegas, subjaz a
ideia de que a resolução colaborativa de problemas entre professores
proporciona às escolas o acesso a um recurso próprio, de valor inestimável. De
fato, transforma o professor em protagonista do desenvolvimento escolar (e não outros
profissionais) e apóia sistematicamente a reflexão com base na ação dirigida à
transformação e à melhoria da escola. Por meio da colaboração e do apoio entre
companheiros, reconhecemos e desenvolvemos à escola um recurso escondido a seus
olhos”
Se
pensarmos que, muito freqüentemente, os professores enfrentam sozinhos a
solução de problemas pedagógicos e didáticos complexos, não há duvidas sobre a
importância do projeto. As demandas do
ensino em geral, além daquelas trazidas pelas contínuas e quase permanentes
mudanças dos últimos anos, incluindo a atenção a diversidade, podem gerar
situações de estresse e esgotamento emocional. Isto se traduz, em geral, na
diminuição da tolerância e do envolvimento profissional dos professores em
qualquer situação que suponha aceitar novos desafios e propostas. Não é difícil
que esses professores, cansados e isolados diante das dificuldades da docência,
reproduzam um ciclo de reações que terminem por agravar o problema quando este
talvez pudesse ter sido resolvido e enfrentado pelo próprio professor, se
houvesse sido tratado dentro da escola, entre companheiros.” (DANIELS, Harry.
2004)
No entanto isso justifica o Projeto: " Professores em Reflexão " para a Rede Municipal de Ensino de Medeiros.
Aconteceu em 12/03/15 o primeiro encontro, cujo tema abordado foi:
Formação do grupo;
discussão sobre a proposta; construção dos combinados; entrosamento; nome e
identidade.
Houve uma expressiva participação dos professores e a avaliação dos mesmos foi positiva e convidativa para que possamos dar continuidade ao projeto.
Exposição do tema pela Psicóloga Pauline Martins
Atividade coletiva: Construindo a Árvore profissional
Coordenação do Projeto: Marlene e Pauline
Refletindo sobre a dinâmica
Avaliando o encontro através de frutas:
Confraternização
Árvore Profissional
Nenhum comentário:
Postar um comentário