sexta-feira, 13 de março de 2015

Projeto: "Professores em Reflexão"
“Os grupos de apoio entre professores são uma alternativa da comunidade escolar para transformar essa intenção em realidade. São um modelo de apoio desenvolvido com base nas teorias do desenvolvimento organizativo, base da criação de pequenos grupos de colegas de um mesmo centro que, colaborativamente trabalham sobre problemas apresentados por outros professores. Tornam-se assim, um apoio aos professores, e indiretamente, aos alunos e à instituição. Sua principal novidade consiste justamente na possibilidade de oferecer apoio de dentro da escola.
“Na base desta forma de entender o apoio e as relações entre colegas, subjaz a ideia de que a resolução colaborativa de problemas entre professores proporciona às escolas o acesso a um recurso próprio, de valor inestimável. De fato, transforma o professor em protagonista do desenvolvimento escolar (e não outros profissionais) e apóia sistematicamente a reflexão com base na ação dirigida à transformação e à melhoria da escola. Por meio da colaboração e do apoio entre companheiros, reconhecemos e desenvolvemos à escola um recurso escondido a seus olhos”
Se pensarmos que, muito freqüentemente, os professores enfrentam sozinhos a solução de problemas pedagógicos e didáticos complexos, não há duvidas sobre a importância do projeto.  As demandas do ensino em geral, além daquelas trazidas pelas contínuas e quase permanentes mudanças dos últimos anos, incluindo a atenção a diversidade, podem gerar situações de estresse e esgotamento emocional. Isto se traduz, em geral, na diminuição da tolerância e do envolvimento profissional dos professores em qualquer situação que suponha aceitar novos desafios e propostas. Não é difícil que esses professores, cansados e isolados diante das dificuldades da docência, reproduzam um ciclo de reações que terminem por agravar o problema quando este talvez pudesse ter sido resolvido e enfrentado pelo próprio professor, se houvesse sido tratado dentro da escola, entre companheiros.” (DANIELS, Harry. 2004)
No entanto isso justifica o Projeto: " Professores em Reflexão " para a Rede Municipal de Ensino de Medeiros.
Aconteceu em 12/03/15 o primeiro encontro, cujo tema abordado foi:
Formação do grupo; discussão sobre a proposta; construção dos combinados; entrosamento; nome e identidade.
Houve uma expressiva participação dos professores e a  avaliação dos mesmos foi positiva e convidativa para que possamos dar continuidade ao projeto.

 Exposição do tema pela Psicóloga Pauline Martins


                                              


Atividade coletiva: Construindo a Árvore profissional



Coordenação do Projeto: Marlene e Pauline

 Refletindo sobre a dinâmica

 Avaliando o encontro através de frutas:




Confraternização


Árvore Profissional 

Nenhum comentário:

Postar um comentário