PROJETO: CARNAVAL 2015
Tema: Esquenta
Pimenta II
Local: Escola
Municipal João José Pereira
Publico
alvo: alunos da educação infantil, 1º a 5º ano
ü INTRODUÇÃO
Quando pensamos em Brasil ou no povo brasileiro, quase sempre nos vem a imagem de um povo alegre e dançante. O carnaval é um grande exemplo disso. É uma manifestação popular que ocorre de diferentes formas em várias regiões do Brasil, dependendo do contexto histórico e sociocultural de cada lugar.
Entrelaçando as influências dos negros africanos, indígenas, nativos e europeus colonizadores, a cultura brasileira resultou em uma grande diversidade e riqueza de manifestações.
JUSTIFICATIVA
O Brasil é um país rico culturalmente, porém, o que sabemos dessa cultura limita-se ao que vivemos no dia-a-dia e ao que a TV nos mostra, muitas vezes, informações soltas, imagens que ficam muito distantes de nossa realidade ou de cunho comercial.
Pensando nisso, pretendemos, neste trabalho, propiciar atividades que ampliem o conhecimento das crianças sobre o carnaval no Brasil, levando em consideração suas influências e fazendo um paralelo temporal desde os antigos carnavais até hoje.
Quando pensamos em Brasil ou no povo brasileiro, quase sempre nos vem a imagem de um povo alegre e dançante. O carnaval é um grande exemplo disso. É uma manifestação popular que ocorre de diferentes formas em várias regiões do Brasil, dependendo do contexto histórico e sociocultural de cada lugar.
Entrelaçando as influências dos negros africanos, indígenas, nativos e europeus colonizadores, a cultura brasileira resultou em uma grande diversidade e riqueza de manifestações.
JUSTIFICATIVA
O Brasil é um país rico culturalmente, porém, o que sabemos dessa cultura limita-se ao que vivemos no dia-a-dia e ao que a TV nos mostra, muitas vezes, informações soltas, imagens que ficam muito distantes de nossa realidade ou de cunho comercial.
Pensando nisso, pretendemos, neste trabalho, propiciar atividades que ampliem o conhecimento das crianças sobre o carnaval no Brasil, levando em consideração suas influências e fazendo um paralelo temporal desde os antigos carnavais até hoje.
TEMPO ESTIMADO
ü Duas semanas: 03/02/15 a 13/02/15
OBJETIVOS GERAIS
ü Conhecer os aspectos culturais do carnaval que
influenciaram na etnia brasileira.
ü Reconhecer as manifestações carnavalescas
dentro do contexto social
ü Conhecer as marchinhas
carnavalescas.
Procedimentos Metodológicos
Procedimentos Metodológicos
ü Fazer um baile de carnaval para que as
crianças conheçam um pouco sobre essa manifestação popular.
ü Levar para a sala de aula os elementos do
carnaval através de imagens ou objetos.
ü Executar músicas pertinentes ao universo
carnavalesco.
ü Fazer pinturas faciais nas
crianças e disponibilizar diferentes roupas e adereços para que possam usar
como fantasias.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
ü Trabalhar músicas carnavalescas
ü Confeccionar máscaras carnavalescas com
material de sucata.
ü Pular carnaval usando roupas e acessórios
diversos como fantasia.
CULMINÂNCIA
ü Baile carnavalesco.
ü Participação e cooperação de
todos os alunos, professoras e demais envolvidos.
Vejam só! Foi muita alegria e participação!
Fonte: Texto e fotos fornecidos pela Coordenadora Pedagógica Zélia Lúcia Simões
Nenhum comentário:
Postar um comentário