O
JOGO DE MEMÓRIA NA PRÉ ESCOLA
"O
professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir”.(Jean Piaget)
Ao impor desafios, o jogo de memória ensina, a turma de pré-escola da
Tia Alessandra, a encarar vitórias e derrotas com naturalidade.
Viver em sociedade significa lidar com regras o
tempo todo e na escola não é diferente. Mas será que desde pequeno é preciso
conviver com normas? Quando se avaliam os benefícios desse trabalho, a resposta
fica clara: sim. Os jogos de regras, aqueles que se jogam em grupo segundo
normas preestabelecidas e visando um objetivo, são importantes na Educação
Infantil. Além de mostrar que as restrições podem representar desafios
divertidos, eles desenvolvem questões importantes, como a adequação a limites,
a cooperação e a competição. A professora Alessandra Tatiana S. Chagas, do C.M.E.I.
“José Bahia Gontijo”, 2º período, trabalha com vários deles em sua sala de
5anos. Esperar a vez é uma das determinações mais difíceis de cumprir. Assim,
não é aconselhável formar grupos grandes. A primeira satisfação da criança é se
sentir ativa e participante. Isso determina seu interesse pela atividade.
Diante de um jogo,
crianças dão o melhor de si: planejam,
pensam em estratégias, agem, analisam e antecipam o passo do adversário,
observam o erro dele, torcem, comemoram - ou lamentam - e propõem uma nova
partida.
Os pequenos jogam uns contra os outros, mas nem sempre têm consciência da competição. "Ainda não é claro que, para um ganhar, outro deve perder". "A percepção de que existe um vencedor vem aos poucos, e o professor deve intervir apenas questionando sobre o objetivo do jogo e se todos chegaram a ele. Quando a criança passa a identificar a vitória e a derrota, outras questões se colocam. É natural que ela queira ganhar e, para que isso aconteça, fatores como sorte, habilidades específicas e estratégia entram em cena. Introduzir jogos que demandem diferentes capacidades (domínio do raciocínio matemático, conhecimento do alfabeto, animais, frutas, boas maneira, números /quantidades etc.) é importante, pois os pequenos notam que há aqueles em que vencem com mais facilidade e outros que não dominam tão bem. Ao perceber a condição de ganhador e perdedor como transitória, fica mais fácil aceitar a derrota e, no caso de vitória, não desrespeitar quem perdeu. Outro ponto é a importância de respeitar as regras, o que não é difícil: os próprios colegas se encarregam de cobrar o uso delas."Os combinados são aceitos pelo prazer de estar junto com os outros".
Jogo de memória de sombras
Jogo de memória de sombras
Jogo de memória de sombras
Jogo de memória de sombras
Jogo de memória de sombras
Fotos cedidas pela coordenadora pedagógica Mary Cristina
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