terça-feira, 28 de abril de 2015

PROJETO: ““ EDUCAR A MELHOR FORMA DE PREVENIR”


 PROJETO:  ““ EDUCAR A MELHOR FORMA DE PREVENIR”
 PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 6° AO 9°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL            PERÍODO: 1° SEMESTRE DE 2015

      A Escola Municipal Sebastião Lemos Torres no município de Medeiros, preocupada com a formação social de seus alunos, uma vez que vem aumentando o número de jovens envolvidos com o consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas ilícitas em nossa cidade, propôs o projeto antidrogas criando estratégias envolvam toda sociedade no enfrentamento coletivo dos problemas relacionados ao consumo de drogas lícitas e ilícitas.

     O Projeto Antidrogas “Educar a Melhor forma de prevenir” surgiu para oferecer subsídios teóricos e práticos para auxiliar significativamente aos educadores nos seus esforços que   possam reduzir e prevenir os danos à saúde e à vida, bem como  as situações de violência e criminalidade associadas ao uso prejudicial de drogas  em nossa comunidade.
    
     Todos concordam que a Escola tem um papel fundamental em nossa sociedade, e é certo que a sua importância tem aumentado cada vez mais nas últimas décadas pela ampliação das possibilidades de melhorias que o espaço escolar tem proporcionado em nossa sociedade.
     .
     Não se pode mais pensar a Educação com a simples visão reducionista de ensinar a ler, escrever e tão somente com o vislumbre da formação profissional.  Mais que isso, a Escola precisa se comprometer com a cidadania, formando seres humanos plenos e pensantes, que certamente terão maiores oportunidades na vida dos tempos modernos.

     Nessa visão de uma Educação que busca a formação plena do aluno há uma  gama  de possibilidades de ações e trabalhos que podem ser realizados com  foco  na criação  de oportunidades e melhorias. Educação Antidrogas é um tema transversal e multidisciplinar, o que implica que a abordagem dessa questão deve se dar de forma integrada entre as disciplinas, os projetos educacionais e os diferentes departamentos da unidade escolar.
 
  Assim, acreditamos que o “Projeto Educar a Melhor forma de prevenir” irá contribuir de fato com o fortalecimento de  uma rede de atenção às  questões relativas ao uso de álcool e outras drogas, somando às demais iniciativas que estão em andamento em nossa escola.

Algumas ações realizadas ao longo do desenvolvimento do projeto além atividades didáticas pedagógicas nas aulas.
·         Palestra com:
Regiane  Pereira Miguel
Valéria  Passos
Juvenil
Sargento Alexandre  e  Valdeci Vieira
·         Exibição do Filme:  “Diário de um adolescente”
·         Apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos:
Teatro,
 HIP HOP, 
BLITZ -  Com panfletos e faixas educativas ,
Cartazes,
Vídeos, SLIDES, 
Paródias, Desafios e Poesias. 
   
O projeto na íntegra:

PROJETO:  ““ EDUCAR A MELHOR FORMA DE PREVENIR”
                      PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 6° AO 9°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
                      PERÍODO: 1° SEMESTRE DE 2015

                   JUSTIFICATIVA

     Todos concordam que a Escola tem um papel fundamental em nossa sociedade, e é certo que a sua importância tem aumentado cada vez mais nas últimas décadas pela ampliação das possibilidades de melhorias que o espaço escolar tem proporcionado em nossa sociedade
     Assim, surgiu o “Projeto Educar a Melhor forma de prevenir” para oferecer subsídios teóricos e práticos para auxiliar significativamente aos educadores   nos seus esforços que   possam reduzir e prevenir os danos à saúde e à vida, bem como  as situações de violência e criminalidade associadas ao uso prejudicial de drogas   (bebidas alcoólicas,fumo, etc.) em nossa comunidade.
     Não se pode mais pensar a Educação com a simples visão reducionista de ensinar a ler, escrever e tão somente com o vislumbre da formação profissional.  Mais que isso, a Escola precisa se   comprometer com a cidadania, formando seres humanos  plenos e pensantes, que certamente terão maiores oportunidades na vida dos tempos modernos. Nessa visão de uma Educação que busca a formação plena do aluno há uma  gama  de possibilidades de ações e trabalhos que podem ser realizados com  foco  na criação  de oportunidades e melhorias.
    A Escola   deve criar estratégias que    possam    envolver toda   sociedade    no enfrentamento coletivo dos problemas relacionados ao consumo de drogas lícitas e ilícitas.
    A “Educação Antidrogas” é um tema transversal e multidisciplinar, o que implica que a abordagem dessa questão deve se dar de forma integrada entre as disciplinas, os projetos educacionais e os diferentes departamentos da unidade escolar.
    Assim, acreditamos que esse “Projeto Educar a Melhor forma de prevenir” irá contribuir de fato com o fortalecimento de  uma rede de atenção às  questões relativas ao uso de álcool e outras drogas, somando às demais iniciativas que estão em andamento em nossa escola.

OBJETIVO GERAL

- Promover um amplo trabalho de educação para prevenir e reduzir os problemas decorrentes do uso e comercialização de álcool, fumo e entorpecentes em nossa cidade e região.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Enriquecer o currículo escolar com atividades práticas e teóricas na exploração do tema transversal “Educação Antidrogas”;
- Estabelecer diversas parcerias com entidades e órgãos públicos para ampliar os trabalhos e projetos desenvolvidos na Escola;
- Promover o interesse e participação da comunidade próxima nas ações e projetos da Escola;
- Incentivar aos alunos a adoção de posturas e hábitos que valorizem uma vida saudável, seja em casa, seja na Escola, e por onde eles forem;
- Melhorar a qualidade do ensino, reduzindo os problemas dentro e fora da Escola;
- Oferecer atividades voltadas para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, estimulando o aprendizado e o desenvolvimento de atitudes sociais positivas, tais como: disciplina, hierarquia, respeito ao próximo, ética, cooperação mútua, amizade, cidadania, entre outras;
- Despertar nas crianças, pré-adolescentes e adolescentes o reconhecimento de valores positivos associados à família, à vida , aos estudos escolares, ao trabalho profissional, à saúde física e mental, ao respeito ao patrimônio público, às pessoas de modo geral, e às leis e demais normas;
- Promover um intercâmbio entre o “ Projeto Educar a Melhor forma de prevenir ” com todos os demais Projetos e Programas de desenvolvimento social em andamento no município .

 METODOLOGIA

  O “Projeto Educar a Melhor forma de prevenir” será desenvolvido pela de educadores da escola e em parceria com profissionais da área da saúde .
  Haverá uma sensibilização do público envolvido.
  Palestras, Depoimentos, vídeos, filmes e através de atividades em sala de aula.
  Leitura de textos de jornais e revistas para a sensibilização;    
  Debates e discussões;
  Pesquisas na biblioteca e na internet;
  Mostra de vídeos;
  Preparação de uma peça de teatro com temática “educação antidrogas”;
  Organização de um concurso de desenhos, com exposição e premiação dos melhores trabalhos;
  Concurso de poesias, redações e músicas com a temática “vida saudável sem drogas”, com a culminância de uma apresentação dos melhores trabalhos;
  Depois das palestras e depoimentos, faça uma discussão em classe e convide-os a escrever um parágrafo de crítica do evento, analisando os pontos positivos e negativos. Uma idéia é que eles escrevam sem ter que assinar o nome e que troquem as críticas entre si. Eles poderão ler o que acharam do evento com sinceridade, sem medo de ter sua identidade revelada. Nos trabalhos que antecedem as palestras, assim como nas atividades posteriores, o professor deve estimular o pensamento crítico em relação ao assunto nessas discussões.   
  Muitos adolescentes só vão ser sinceros se houver estímulo e sensação de que eles serão aceitos mesmo se tiverem opiniões diferentes.

 SUGESTÕES DE CONTEÚDOS E ATIVIDADES

- LINGUA PORTUGUESA
- Leitura de textos sobre violência, e álcool;
- Elaboração de redações e poesias com essa temática;
- Debates e apresentação de vídeos. (bebida, crimes e violência doméstica).

 MATEMÁTICA
- Organizar gráficos com dados coletados em pesquisa de campo;  
- Organizar tabelas com dados de ocorrências policiais nos dias de festas e feriados.

 INGLÊS
- Tradução de textos com a temática “educação antidrogas”;
- Traduzir e comparar letras de músicas que falam de problemas sobre drogas;
- Propor aos alunos que pesquisem artistas e músicos de língua inglesa que tiveram problemas com abuso de remédios, álcool e drogas.

CIÊNCIAS
- Produção de remédios;
- Males do consumo excessivo de remédios;
- Males do consumo de drogas;
- Risco do consumo de álcool  e cigarro durante a gravidez.

 HISTÓRIA
- História da produção de medicamentos;
- Males das drogas na história da humanidade;
- Drogas nas civilizações antigas (gregos, romanos, babilônios, egípcios etc.);
- Drogas em rituais mágicos nas comunidades indígenas.

GEOGRAFIA
- Origem das drogas no mundo e no Brasil;
- Tráfico Internacional de drogas;
- Patentes de medicamentos e biopirataria;
- Visão das religiões e o consumo de álcool e fumo.

EDUCAÇÃO FÍSICA
- Doping nos esportes nacionais e internacionais;
- Prejuízos do uso de anabolizantes.

EDUCAÇÃO RELIGIOSA
- A visão da bebida e do fumo nas religiões;
- O papel das igrejas no apoio aos usuários de drogas;
alunos pesquisem na internet os trabalhos desenvolvidos por Grupos de Auto-ajuda, como por exemplo:
(1)  Alcoólicos Anônimos - AA www.alcoolicosanonimos.org.br
(2) AL-ANON E ALATEEN (Para familiares e amigos de alcoólicos) www.al-anon.org.br
(3) Amor-exigente (Para pais e familiares de usuários de drogas) www.amorexigente.org.br
(4) Grupos Familiares - NAR - ANON (Grupos para familiares e amigos de usuários de drogas) www.naranon.org.br
(5) Narcóticos Anônimos – NA www.na.org.br
(6) Associação Brasileira de Terapia Comunitária – ABRATECOM www.abratecom.org.br
(7) Pastoral da Sobriedade www.sobriedade.org.br
(8) Liga de Apoio ao Abandono do Cigarro www.vidasemcigarro.8m.com

- EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
- Desenhos com a temática “educação antidrogas” e vida saudável;
- Compor músicas, no estilo “hip hop” ou “repente do nordeste”.

SUGESTÃO DE ATIVIDADE: Propor aos alunos pesquisas com entrevistas e aplicação de questionários em academias e clubes para identificar a dieta, a suplementação alimentar e a prática de esportes. Outra sugestão é organizar um passeio ciclístico no “Dia Mundial Sem Tabaco”, ou uma blitz educativa com distribuição de panfletos e adesivos.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: Convidar um “ Militar” para um evento com a presença de pais e responsáveis para abordar os riscos de uso de substâncias químicas, mencionando produtos visíveis no cotidiano das crianças e adolescentes, como: (1) remédios; (2) produtos de limpeza, principalmente à base de solventes como benzina, álcool e thinner; (3) produtos de escritório, como corretivos (os “branquinhos”); (4) produtos de beleza (esmalte e acetona, principalmente) e produtos de higiene pessoal (desodorantes, por exemplo).
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: Dividir a turma em grupos e propor que cada grupo faça uma dramatização do uso de drogas, como por exemplo: (1) um pai de família que chega em casa bêbado e agride a família; (2) uma mulher que passa a gravidez abusando de remédios e tem um filho prematuro; (3) um filho viciado que comete pequenos crimes para sustentar o vício e traz problemas para dentro de casa, e após um tempo sai de casa por causa do vício e acaba sendo preso; (5) um viciado que é levado para uma clinica de tratamento e se recupera; e (6) um usuário de drogas que encontra apoio na Igreja.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: Propor que os alunos façam vídeos com o uso de celulares e maquinas fotográficas digitais abordando a temática “Educação Antidrogas”. Essa atividade pode ser feita em grupo ou individualmente, e cada aluno pode registrar sua experiência familiar, na sua comunidade, em visita a uma instituição publica, Igreja etc.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE: O professor pode experimentos no laboratório ou nas proximidades da Escola, como por exemplo: pegar um guardanapo branco ou lenço e colocar próximo ao escapamento de um veículo e comparar a sujeira da queima de combustível com a sujeira do cigarro nos pulmões.

AVALIAÇÃO: A avaliação do “Projeto Educar para prevenir” irá ocorrer no decorrer do projeto em observação e participação dos alunos nas atividades propostas.
Seguem algumas fotos:










































































 

Fonte:Coordenadora pedagógica Elaine Anacleto

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