Secretaria Municipal de Educação e
Cultura institui avaliação diagnóstica de Linguagem
Para um melhor diagnóstico inicial e
final dos alunos da rede municipal de educação, a SEMEC institui a Avaliação
Municipal de Ensino ( AME) para toda a rede a partir de 2015.
O planejamento, elaboração e aplicação
será feito com a participação de todos
os professores, diretores e coordenadores pedagógicos, coordenados por uma
equipe de acompanhamento da diretoria pedagógica.
JUSTIFICATIVA
A SEMEC, visando alcançar a excelência no ensino de
Medeiros propõe a Avaliação Municipal de Ensino (AME), seguindo as Matrizes de
Referência das Avaliações Externas Estadual e Federal priorizando as
habilidades de leitura,interpretação e produção de textos.
OBJETIVOS DA
AME
*Integrar o
Sistema Municipal de Ensino através da aplicação da AME possibilitando o
diagnóstico de cada estudante, turma e escola a fim de promover ações pontuais
de intervenção pedagógica;
* Utilizar a
Avaliação Municipal de Ensino (AME) de forma censitária e como instrumento para
a proposição de políticas públicas municipal correlatas ao ensino fundamental;
*Elevar o índice de aprendizagem, onde 85% dos alunos
da rede municipal de ensino adquiram até o final do ano letivo habilidades de
acordo com o seu ano de escolarização
Estruturação da avaliação
Municipal de Ensino - AME
A AME abrangerá toda a Rede Municipal de Ensino
nas turmas do 1º ao 9º ano;
*Será
aplicada uma avaliação por turma avaliando habilidades de leitura,
interpretação e produção de textos;
*Acontecerá
em dois momentos: no início e fim do ano letivo;
EMBASAMENTO LEGAL
A
organização da AME esta respaldada na Legislação Educacional vigente:
*Lei nº
9.394, de 20 de dezembro de 1996, nas Resoluções do Conselho Nacional de
Educação:
nº 4, de 13 de julho de 2010,
nº 7, de 14
de dezembro de 2010 e
nº 2, de 30
de janeiro de 2012,
Nos
Pareceres do Conselho Estadual de Educação:
nº 1132, de
12 de dezembro de 1997, e -nº 1158, de 11 de dezembro de 1998,
* Resolução
SEE nº2197, de 26/10/12;
Resoluções
do Conselho Nacional de Educação nº 4, de 13 de julho de 2010,
CAPÍTULO II
- AVALIAÇÃO
Seção I -
Avaliação da aprendizagem
Art. 47. §
2º Em nível operacional, a avaliação da aprendizagem tem, como referência, o
conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e emoções que os
sujeitos do processo educativo projetam para si de modo
integrado e articulado com aqueles princípios definidos para a Educação Básica,
redimensionados para cada uma de suas etapas, bem assim no projeto
político-pedagógico da escola.
Conclusão:
Neste tempo
em que as mudanças acontecem em semanas, em todos os setores da sociedade, a
necessidade de adaptação tornou-se imprescindível ao desenvolvimento
qualitativo de uma profissão.
Enquanto educadores tal desafio é o que
deverá garantir a eficiência dos processos de ensino. A inércia, de reflexão e ação, não é mais
aceitável neste contexto mutante. O
sucesso e a satisfação profissional
depende exclusivamente do profissional, mas o engajamento da equipe em
uma mesma causa é fator facilitador desta conquista.
Assim, a SEMEC convida à todos para esta
parceria de mudança, compromisso e sucesso garantido.
C Cronograma de realização da AME
DATA
|
LOCAL
|
ATIVIDADES
|
RESPONSÁVEIS
|
20/10/14
|
SEMEC
|
Sensibilização e Apresentação
da Avaliação Municipal de Ensino –AME para diretores e coordenadores
|
Diretoria
Pedagógica
|
21/10
a 14/11/14
|
Escolas
|
Sensibilização,
apresentação e elaboração dos itens para a AME
|
Diretores,
Coordenadores, Professores
|
17/11
a 28/11/14
|
SEMEC
|
Formatação final da AME
|
Diretoria
Pedagógica
|
01
a 12/12/14
|
SEMEC
|
Impressão das AME
|
Diretoria
Pedagógica
|
28/01/15
|
SEMEC
|
Reunião com a Equipe de
Acompanhamento da AME
|
Diretoria
Pedagógica
|
29/01/15
|
Escolas
|
Reunião, Dia
Pedagógico, para apresentação do processo de organização da AME
|
Diretoria
Pedagógica
|
03/02/15
|
Escola
Sebastião
|
Aplicação da AME de 4º
ao 9º ano
|
Equipe de
Acompanhamento da AME
|
04/02/15
|
Escola
Capitão
|
Aplicação da AME de 4º
ao 9º ano
|
Equipe de
Acompanhamento da AME
|
05/02/15
|
Escola
João José
|
Aplicação da AME de 4º
e 5º ano
|
Equipe de
Acompanhamento da AME
|
06
a 20/02/15
|
SEMEC
|
Correção e tabulação da
AME
|
Equipe de
Acompanhamento da AME
|
19
e 20/02/15
|
Escolas
Municipais
|
Aplicação da AME de 1º
ao 3º ano (dividir a aplicação da AME em dois dias)
|
Equipe de
Acompanhamento da AME
|
23
a 26/02/15
|
SEMEC
|
Correção e tabulação da
AME
|
Equipe de
Acompanhamento da AME
|
DATA
|
LOCAL
|
ATIVIDADES
|
RESPONSÁVEIS
|
27/02/15
|
SEMEC
|
Apresentação dos
consolidados da AME por turma, escola e município aos diretores e
coordenadores
|
Diretoria Pedagógica
|
1º
Reunião com Pais
|
Escolas
|
Sensibilização e
Apresentação da Avaliação Municipal de Ensino –AME para a comunidade escolar
|
Diretoria Pedagógica
|
02
a 06/03/15
|
Escolas
|
Apresentação dos
consolidados da AME por turma, escola e município aos professores
|
Diretores e
Coordenadores
|
Ao
longo do ano
|
Escolas
|
Desenvolvimento de
ações efetivas em prol do desenvolvimento das habilidades
|
Comunidade Escolar
|
03
a 28/08/15
|
Escolas
|
Sensibilização,
apresentação e elaboração dos itens para a AME 2016
|
Diretores,
Coordenadores, Professores
|
01
a 11/09/15
|
SEMEC
|
Formatação e impressão
da AME 2016
|
Diretoria Pedagógica
|
03/11/15
|
SEMEC
|
Reunião com a Equipe de
Acompanhamento da AME
|
Diretoria Pedagógica
|
09/11/15
|
Escola
Sebastião
|
Aplicação da AME de 1º
ao 9º ano
|
Equipe de
Acompanhamento da AME
|
10/11/15
|
Escola
Capitão
|
Aplicação da AME de 1º
ao 9º ano
|
Equipe de
Acompanhamento da AME
|
11/11/15
|
Escola
João José
|
Aplicação da AME de 1º
ao 5º ano
|
Equipe de
Acompanhamento da AME
|
12
a 30/11/15
|
SEMEC
|
Correção e tabulação da
AME
|
Equipe de
Acompanhamento da AME
|
02/12/15
|
SEMEC
|
Apresentação dos
consolidados da AME por turma, escola e município aos diretores e
coordenadores
|
Diretoria Pedagógica
|
Fonte: diretoria Pedagógica/SEMEC
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