sexta-feira, 23 de maio de 2014

Projeto “Fascinando pela Leitura”

A Escola Municipal "Capitão Carlos Rodrigues da Cunha Oliveira" vem realizando diversas estratégias de ensino para despertar o gosto pela leitura e desenvolver habilidades orais, escritas bem como de apresentações artísticas. Abaixo algumas das atividades do Projeto Fascinando pela Leitura.
























ESCOLA MUNICIPAL CAPITÃO CARLOS RODRIGUES DA CUNHA OLIVEIRA



Projeto “Fascinando pela Leitura”

Responsáveis:
Ø  Bibliotecária Júlia Maria Bruno Chaves;
Ø  Coordenadora Marcela Leite Chaves Rodrigues;

Período:
Durante o ano letivo;

Apresentação:
Visando aperfeiçoar e valorizar o cidadão através do prazer pela leitura, o projeto enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico, favorecendo a capacidade do aluno em construir suas relações diante do mundo.
Trata-se de um projeto de incentivo a leitura, chamada para a freqüência de visitas na biblioteca e de despertar o interesse para o momento de ouvir, contar e/ou recontar histórias.
Será desenvolvido semanalmente para os alunos da Ed. Infantil ao 5º ano com práticas variadas e adaptadas conforme a faixa etária, contando com a parceria das professoras dessas turmas e demais funcionários desta instituição.
           
Justificativa:
Nossa realidade vem afastando cada vez mais alunos do ato de ler. Os computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, influenciam o desinteresse pela leitura e por conseqüência dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.
Faz-se entanto necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania.
Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explora-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem. Para tanto, buscaremos propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler.
O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização. Sabemos que, do hábito de leitura dependem outros elos no processo de educação. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a idéia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se. Daí a nossa certeza que este projeto contará com o apoio de todos os professores e demais funcionários, pois a equipe docente tem plena consciência de que o aluno deve ter o domínio sobre a língua oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e participação social. Dessa forma, estimulando a leitura, estaremos contribuindo para que compreendam melhor o que estão aprendendo na escola, e o que acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo.

Objetivo Geral:
Enriquecer a rotina escolar com o momento literário, incentivando o prazer pela leitura através de estratégias variadas;

Objetivos Específicos:
ü  Desenvolver o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações, que envolvem a leitura de histórias;
ü  Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
ü  Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
ü  Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita;
ü  Proporcionar situações de leitura compartilhada;
ü  Estimular o desejo de novas leituras;
ü  Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
ü  Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica, emancipadora e cidadã.

Desenvolvimento:
O projeto acontecerá nas 5ª feiras sendo que: 10:00 hs→ Ed. Infantil, 12: 00 hs → 1º ao 3º anos e 13:00 hs 4º e 5º anos. Cada mês será feito um cronograma (em anexo) com os temas e a forma que serão trabalhados. E após cada atividade os alunos terão um momento para leitura deleite.
            Os alunos do 1º ao 5º ano receberão uma ficha (leitureca) para colecionar conforme o compromisso com o livro que levou para casa e o reconto feito. Haverá dois tipos de leiturecas com significados diferentes e as cores também: uma cor serão as leiturecas positivas e de outra cor serão as leiturecas de alerta para melhorar o compromisso com os livros levados. Ao final de cada bimestre serão sorteados brindes por sala, entre aqueles que apresentarem mais quantidade de leiturecas positivas.
Já os alunos da Ed. Infantil terão uma folha (trabalhinho bimestral) onde a bibliotecária vai registrar o compromisso com o livrinho levado também, cada vez que o livro for devolvido na data certa e bem cuidado o aluno receberá uma estrelinha, ao final do bimestre a professora vai registrar a quantidade de visitas que a turma fez na biblioteca para a troca de livros e esta folha será anexada aos trabalhos bimestrais que serão entregues aos pais ou responsáveis pela criança. Possibilitando assim o reconhecimento por estes, do compromisso que o aluno esta demonstrando com os livrinhos e estabelecendo assim uma parceria com eles para que incentivem seus “filhos” no ato de ouvir e contar histórias.

Avaliação:
            Será realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática, no decorrer do projeto e em especial nos momentos de apresentação das atividades propostas, principalmente durante a leitura e nos dias de devolver os livros que levaram para casa.
            Também será feita uma avaliação individual, considerando o grau e qualidade da participação, a pertinência nas respostas e o compromisso com a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário