ESCOLA MUNICIPAL CAPITÃO
CARLOS RODRIGUES DA CUNHA OLIVEIRA
Projeto “Fascinando
pela Leitura”
Responsáveis:
Ø
Bibliotecária
Júlia Maria Bruno Chaves;
Ø
Coordenadora
Marcela Leite Chaves Rodrigues;
Período:
Durante
o ano letivo;
Apresentação:
Visando aperfeiçoar e valorizar o
cidadão através do prazer pela leitura, o projeto enfoca o ato de ler como
ponto de partida para a construção do pensamento lógico, favorecendo a
capacidade do aluno em construir suas relações diante do mundo.
Trata-se de um projeto de incentivo a
leitura, chamada para a freqüência de visitas na biblioteca e de despertar o
interesse para o momento de ouvir, contar e/ou recontar histórias.
Será desenvolvido semanalmente para os
alunos da Ed. Infantil ao 5º ano com
práticas variadas e adaptadas conforme a faixa etária, contando com a parceria
das professoras dessas turmas e demais funcionários desta instituição.
Justificativa:
Nossa realidade vem afastando cada vez
mais alunos do ato de ler. Os computadores, videogames, TV, o acesso restrito a
leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, influenciam o desinteresse
pela leitura e por conseqüência dificuldades marcantes que sentimos na escola:
vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros
ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos
restritos aos conteúdos escolares.
Faz-se
entanto necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de
prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania.
Através da leitura o ser humano
consegue se transportar para o desconhecido, explora-lo, decifrar os
sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência.
Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os
conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem. Para tanto,
buscaremos propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar neles o
gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se
adquirir o hábito de ler.
O aluno deve perceber que a leitura é
o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de
qualidade, produtiva e com realização. Sabemos que, do hábito de leitura
dependem outros elos no processo de educação. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar,
resumir, resgatar a idéia principal do texto, analisar, criticar, julgar,
posicionar-se. Daí a nossa certeza que este projeto contará com o apoio de
todos os professores e demais funcionários, pois a equipe docente tem plena
consciência de que o aluno deve ter o domínio sobre a língua oral e escrita,
tendo em vista sua autonomia e participação social. Dessa forma, estimulando a
leitura, estaremos contribuindo para que compreendam melhor o que estão aprendendo
na escola, e o que acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte
totalmente novo.
Objetivo Geral:
Enriquecer
a rotina escolar com o momento literário, incentivando o prazer pela leitura
através de estratégias variadas;
Objetivos Específicos:
ü
Desenvolver
o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações, que envolvem a leitura de
histórias;
ü
Despertar
o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
ü
Promover
o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas
ortográficas;
ü
Possibilitar
o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto
processo a leitura e a escrita;
ü
Proporcionar
situações de leitura compartilhada;
ü
Estimular
o desejo de novas leituras;
ü
Possibilitar
a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
ü
Proporcionar
ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes
pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica, emancipadora e cidadã.
Desenvolvimento:
O projeto acontecerá nas 5ª feiras
sendo que: 10:00 hs→ Ed. Infantil, 12: 00 hs → 1º ao 3º anos e 13:00 hs 4º e 5º
anos. Cada mês será feito um cronograma (em anexo) com os temas e a forma que
serão trabalhados. E após cada atividade os alunos terão um momento para
leitura deleite.
Os alunos do 1º ao 5º ano receberão
uma ficha (leitureca) para colecionar conforme o compromisso com o livro que
levou para casa e o reconto feito. Haverá dois tipos de leiturecas com
significados diferentes e as cores também: uma cor serão as leiturecas positivas
e de outra cor serão as leiturecas de alerta para melhorar o compromisso com os
livros levados. Ao final de cada bimestre serão sorteados brindes por sala,
entre aqueles que apresentarem mais quantidade de leiturecas positivas.
Já os alunos da Ed. Infantil terão uma
folha (trabalhinho bimestral) onde a bibliotecária vai registrar o compromisso
com o livrinho levado também, cada vez que o livro for devolvido na data certa
e bem cuidado o aluno receberá uma estrelinha, ao final do bimestre a professora
vai registrar a quantidade de visitas que a turma fez na biblioteca para a
troca de livros e esta folha será anexada aos trabalhos bimestrais que serão
entregues aos pais ou responsáveis pela criança. Possibilitando assim o
reconhecimento por estes, do compromisso que o aluno esta demonstrando com os
livrinhos e estabelecendo assim uma parceria com eles para que incentivem seus
“filhos” no ato de ouvir e contar histórias.
Avaliação:
Será
realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática, no decorrer do projeto e
em especial nos momentos de apresentação das atividades propostas,
principalmente durante a leitura e nos dias de devolver os livros que levaram
para casa.
Também será feita uma avaliação
individual, considerando o grau e qualidade da participação, a pertinência nas
respostas e o compromisso com a leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário